Seguidores

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PORQUE NÃO EXISTE UMA OLÍMPIADA DE NEURÔNIOS?





Eu e você meu amigo,estamos cansados de braços fortes,bundas,músculos,saltos ornamentais, gols e corridas,não é?

Tudo demais é sobra!

Medalhistas demais a toda hora,stock cars,nadadores e cavaleiros.

O que nos impede de criar uma Olimpíada de Neurônios?

Uma Copa de Massa Cinzenta?

Gostou?Já havia pensado nisto?

Vamos distribuir medalhas entre os poetas,os escritores,os artistas,os dançarinos,os cronistas,os comentaristas,os intelectuais em geral.Aquelas pessoas que usam a massa cinzenta em vez de massa muscular.

FHC ia ficar eufórico;quereria ganhar todas.

Antes de você me achar uma invejosa por não ter um corpinho de atleta,fique sabendo que nem toda mulher quer ser uma Hortênsia nem todo homem chora de raiva por não ser o Ronaldinho.

Nem estou pensando em competir;quem sou eu uma escrivinhadora de província para competir com uma Isabel Allende.

Se o Edney Silvestre nunca me entrevistou,nunca me deram o prêmio Jabuti nem apareço nos “mais lidos “ da Veja!?

Conheço o meu lugar,”brodi”.

Agora,não sou o Mike Tyson,mas,vou derrubar você,cara pálida.Sabia que nos Jogos Olímpicos de Atenas havia lugar para uma maratona do espírito?Pois é a Cultura tinha um lugarzinho nos Jogos Olímpicos.Essa,aposto que você não sabia porque passa o tempo todo estudando a seleção de Mano Menezes.Bem feito;devia consultar mais São Google.

Pois,aceite a derrota:criadores de todos os gêneros - artistas,músicos,arquitetos,escritores,pintores,poeta – ganhavam medalhas do Comitê Olímpico Internacional.E não foi no período jurássico.

Ao criar as Olimpíadas da Era Moderna,o Barão de Coubertin disse que queria que elas ficassem muito próximas da tradição grega.”-Não basta celebrar apenas o corpo, mas,também a imaginação e a criação humana”, afirmava.

Os gregos começavam os jogos com uma saudável competição entre trombeteiros,músicos e poetas.Por isso ele ,o barão,criou um Nobel alternativo.

Preciso abrir meu coração para vocês e confessar a verdade;quem descobriu este fato foi o jornalista Frank Whitford,do Sanday Times,quando passeava pelo estádio construído pelos alemães para os jogos de 1936.Encontrou gravados lá muitos nomes desconhecidos que não eram de atletas,mas,sim de escritores e arquitetos.Eles ganharam medalhas sem suar nem correr.Essa premiação e oportunidade para os atletas das letras durou até 1948,em Londres.

Nos sete anos que as musas tiveram vez,vários escritores,compositores,pintores e arquitetos,como Le Corbusier,ganharam medalhas.

Mandei vocês procurarem no Google;esqueçam.Não encontrarão citações em nenhum lugar;parece que muita gente não gostou da idéia,ou das premiações e afogou as notícias no fundo de uma piscina.

Mas,juro que essa gincana existiu.

Os candidatos apresentavam seus trabalhos a um júri de especialistas que escolhiam os menos ruins.Artistas de renome recusavam-se a participar.

O Comitê desistiu.

Mas,porque nós não revivemos essa idéia?

Existem tantos bons cérebros espalhados nesses brasis esperando voz e vez.

Podíamos começar por Paraty,porque não?Ou Marechal Deodoro,nas terras alagoanas,que deu quinau em muita gente boa criando uma Festa Literária no início de Setembro?

Afinal,temos bons lugares para começar,porque não os mais bonitos ?


IMG:Busca Google

Um comentário:

  1. Se pelo menos cada atleta de cada modalidade vestisse um uniforme onde homenageasse um artista, um intelectual, um músico, um escritor de seu país já era um alento e tanto, Miriam!Lei no link abaixo, o desabafo de um colega nosso, o César Cruz sobre a participação dele na bienal. (o livro dele, eu li e é ótimo). Abração. paz e bem.
    http://oscausosdocruz.blogspot.com/2010/08/ah-bienal-do-livro.html

    ResponderExcluir