Seguidores

sábado, 24 de agosto de 2013


                              CONTOS E CAUSOS

                              O BLOG DE AGOSTO/13













Sobre o livro
O que é um livro? Páginas em branco cercadas de caracteres por todos os lados, envolta numa capa colorida que protege as ideias  que contém.
Seria apenas isso?
Não, porque o livro é,sobretudo,o caminho mágico onde se pode penetrar no pensamento de alguém e o valor deste pensamento pode estar na matéria escrita ou na forma como o autor se expressou,ou seja, de que maneira o autor percebeu aquele acontecimento e o transmitiu.

Esse tema pensado pode ser qualquer  um, desde política até fofocas na vizinhança, casos vistos e contados,histórias inventadas ou  a mera realidade reproduzida pela visão daquele escriba.Alguns livros transmitem valores ,outros apenas divertem,alguns fazem pensar,a maioria de uma forma ou de outra reflete a comunidade ,e, ai é que está a diferença entre os clássicos que formam gerações e ,ás vezes,ajudam a transformar uma sociedade e os livros passageiros que não passam   da primeira edição e raramente são lidos ou vendidos.
Toda a  ficção, a história,os costumes ,as narrativas estão incluídos neste caso.
Por isso eu afirmo que, sendo cada ser humano uma biblioteca,todos deveriam escrever um livro e publicá-lo,independente do seu valor ou não,pois,isto fica por conta do futuro e de como as novas gerações serão influenciadas por ele,como objeto.Todo livro é valioso!
O objeto, livro, pode ser escrito por qualquer um, o que é pensado é que faz a diferença e ai entra o sujeito,o autor,cuja forma de conceber esse pensamento é que torna o livro importante e perene.Ou,não.Se o livro é único e de grande valor,o mesmo vale para seu autor.
O mérito de um escritor  , digno de virar clássico, cresce quando ele se preocupa menos com o objeto ,livro e mais com o assunto abordado ,que deve ser atual , interessante ou ,ainda,desafiador.Essa é a diferença entre um clássico e os outros...
Pessoas comuns podem nos oferecer livros impactantes, como crimes célebres,viagens a países exóticos,assuntos corriqueiros na política  ,gastronomia , com suas belas páginas coloridas e apelativas,narrar fenômenos naturais,experimentos científicos etc que tiveram tempo para pesquisa e investigação.Nesse caso ,o importante é a matéria escolhida que contém a impressão do espírito do autor ,ou seja,o modo como ele vê o mundo ,mas,muitos ,também veem esse mesmo mundo,cada qual de forma diferente.
Mas,quando se dá importância á forma ,ou seja,  ao pensamento,ai só uma mente privilegiada pode nos dar algo que fica e temas que ,também,nos farão pensar e  - quem sabe – ajudar a mudar conceitos e transformar o mundo.
Entretanto, é sabido,que o público prefere mais  a matéria   superficial – note-se o sucesso dos best-sellers – do que o livro reflexivo que ensina a pensar.
Já com a poesia é diferente. A criação  poética se sobrepõe á matéria,e o público,leitor ,enlevado pela beleza,ritmo e
a forma dos versos,acaba ,também,se interessando pelo poeta que os criou e conseguiu sintetizar toda beleza e sentimento do mundo nuns poucos versos.

O livro lido melhora a compreensão do mundo, a conversação, e,consequentemente ,o entendimento entre os povos,pois,ninguém resiste a um bom papo, diversificado,bem humorado,vivo,inteligente,capaz de prender a atenção do ouvinte.Claro,falar bem,prender a atenção de uma plateia é um dom,mas,o conhecimento ajuda muito,pois,as conversações geralmente se baseiam em assuntos populares ou do cotidiano,que,quando bem conduzidas levam a plateia ao delírio.
Entretanto, existem pessoas cultas que não conseguem prender a atenção de ninguém, pois, são herméticas demais ou pouco comunicativas,além de lhes faltar” sense of humour “ ou desconfiômetro para perceber que  seu papo não está agradando.Como diz o ditado espanhol:”mais sabe o ignorante   na sua casa  que o sábio na casa alheia. “





                              NAVEGAR É PRECISO!...

                           Marechal Deodoro,cidade histórica
                              
  VIAGEM À  ALAGOAS
Praia do Francês,êita francês de bom gosto


Uma das coisas boas da vida literária  é poder viajar mundo afora  conhecendo pessoas,lugares ,costumes,participando da vida  cotidiana do homem comum,aquele que sua,luta,trabalha e tem” seus momentos  na vida” como dizia Caymmi.

                                    Igrejas seculares

Suponhamos que eu estivesse com um catálogo nas mãos procurando um lugar para viajar a trabalho ou lazer;conciliar os dois já seria meio complicado,confesso.E,após chegar de Paraty,nenhuma viagem próxima estava nos meus planos.Até que zapeando na Rede como sempre faço,descobri a Flimar,a festa literária de Marechal Deodoro ,Alagoas,Brasil.
Marechal  Deodoro não era desconhecida para mim;sei que é uma cidade histórica,com casario colonial,berço do proclamador da República,um alagoano retado,adorado pelo Exército na sua época,pela honradez e bons princípios éticos e,por conta disso,arregimentado pelos republicanos para proclamar a República,um movimento criado por jornalistas e cidadãos positivistas,mas,que não contava com apoio nem adesão popular.
3ª FLIMAR

Diz a lenda que Deodoro era amigo e fiel ao Imperador.Falam as más línguas que foi  liderar esse movimento,contrafeito.Conta-se,até,que o arrancaram do leito,onde se refazia de uma enfermidade.Verdade ou mentira,se ele soubesse no que essa república se transformou,jamais teria saído do leito.
Marechal Deodoro esteve recentemente na mídia porque lá foi filmada a última versão para o cinema do clássico de Dias Gomes,”O Bem Amado”.
Tirei fotos na ponte,mas,ocupada pela festa literária ,nem tive tempo de conhecer bem a cidade,suas igrejas e museus.O  que pude fazer agora,nesta segunda versão da festa,graças ao trenzinho que a Braskem ,uma das patrocinadoras ,nos proporcionou.

A escritora Miriam Sales e alunos do IFAL


Mas,tive  tempo e ensejo de conhecer um idealista.Militar como Deodoro,mas,hoje,um militante das letras,um guerreiro da Cultura,que, aos trancos e barrancos,criou ,desenvolveu e executou a Festa Literária de Marechal.
Chama-se Carlito Lima e está na contramão dos políticos aloprados do bem-amado.Nem sei se é político. Só sei que  trabalha e faz!
Numa pequena cidade, sem hotéis ou pousadas para abrigar convidados,nem restaurantes decentes,ele conseguiu trazer nomes de peso como Affonso Romano de Santana  e o Inácio de Loyola Brandão,entre outros nomes  que militam nas lides literárias por esses brasis de meu deus,e os abrigou e alimentou  pelas cercanias –e que cercanias !-  Praia do Francês,Barra de São Miguel,Massagueira, (maior polo gastronômico de Alagoas ) lugares de sonho  que demonstram o quanto o bom deus foi generoso com as Alagoas.
A festa que durou  quatro dias foi perfeita.Tudo funcionou,as palestras foram excelentes,o público presente e atuante,houve uma integração entre as escolas , a cultura alagoana,a música ,bandas, concertos  e teatro,houve tempo e local para tudo até para as cavalhadas.Sem esquecer as serenatas pelas ruas da cidade,coisa bela de se ver,ouvir e cantar.Um presente dos “Pitanguinhas”,seresteiros eméritos.
Não percam! de 25 a 28/8/13

Como uma cidade pequena de um Estado pobre consegue fazer tudo isso e avermelhar de vergonha o rosto dos  outros que nada realizam? Vontade de potencia,eu digo.
Sim,aquela vontade de fazer,que tira leite das pedras e faz das tripas,coração,aquela mesma vontade da qual Nietzsche falava.
Pois é,estava lá,em Marechal.posta em prática por Carlito Lima e sua equipe.

Carlito Lima,curador,idealizador e principal responsável pela Flimar

A mais bela imagem que vi ano passado, e que me levou às lágrimas,foi a da grande,bela,poderosa Marina Colasanti discorrendo sobre os livros que marcaram sua vida,naquele  atento auditório de Marechal,num começo de tarde.Por conta disto ganhou uma placa comemorativa que foi assinada por todos nós ,os escritores convidados.
Pensei comigo:
-Ora  bolas,o Brasil tem jeito;basta alguém se dispor a mudá-lo através da cultura e da educação.

As Pitanguinhas,alegrando a madrugada


Estou voltando,com muito entusiasmo e pela quarta vez á FLIMAR,onde ainda milita o mesmo Carlito Lima ,cujo entusiasmo parece crescer através dos tempos.Homens assim são raros.
Merecem nossa reverência!




Eu e Marina Colasanti,mereceu uma placa comemorativa




Gustavo Gonçalves e eu,mesa digital na abertura da IV FLIMAR


O Prefeito Cristiano Matheus e Carlito Lima.Eles tornam os sonhos possíveis

Mesa de Abertura

Com alunos do IFAL.Meus melhores momentos


A  LITERATURA É MINHA PRAIA!